Salamandra híbrida gera desastre ambiental na Califórnia, mostra estudo
Animal é 'mestiço' de espécie nativa com anfíbio invasor trazido do Texas.
Ocupando novo nicho ecológico, ele se tornou predador muito agressivo.
Maureen E. Ryan e Jarrett R. Johnson, da Universidade da Califórnia, e Benjamin M. Fitzpatrick, da Universidade do Tennessee, estudaram híbridos entre salamandras americanas nativas da Califórnia e salamandras americanas listradas, trazidas em grande número do Texas, há 60 anos, por comerciantes de isca da Califórnia. As larvas das salamandras americanas estão no alto da cadeia alimentar dos lagos, engolindo larvas de outras espécies, com suas enormes bocas.
Os pesquisadores construíram lagos artificiais, colocaram salamandras e outras espécies neles, em especial a salamandra da Califórnia e o sapo do Pacífico (ambos encontrados no Vale Salinas), e monitoraram o que acontecia. Suas descobertas aparecem na publicação "Proceedings of the National Academy of Sciences".
Efeito maior
Larvas híbridas tiveram um efeito maior nas salamandras da Califórnia e sapos do que uma larva nativa da salamandra, praticamente eliminando esses animais. Os híbridos afetaram até mesmo a sobrevivência de salamandras nativas nos lagos. "A implicação é que eles são ecologicamente bem diferentes em relação às espécies nativas", disse Ryan.
Isso pode representar problemas para outras espécies do vale, como o sapo da Califórnia de pernas vermelhas (Rana aurora) e a salamandra Santa Cruz (Ambystoma macrodacylum).
Nenhum comentário:
Postar um comentário