terça-feira, 10 de agosto de 2010

V Workshop de Treinamento em Pesquisa sobre Jacarés

V Workshop de Treinamento em Pesquisa sobre Jacarés


15 a 29 de outubro de 2010

Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã,

Amazonas- Brasil



O Programa de Pesquisa em Conservação e Manejo de Jacarés do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá está oferecendo o V Workshop de Treinamento em Pesquisa sobre Jacarés.



O Workshop de Treinamento em Pesquisa sobre Jacarés tem como objetivo principal treinar estudantes, técnicos e pesquisadores em princípios gerais de pesquisa sobre jacarés.



O Workshop está estruturado para se desenvolver com um componente teórico-prático, no qual os participantes realizam as atividades de campo em vários ambientes (várzea, igapó e terra firme), complementadas com palestras, discussão em grupo, leitura de material bibliográfico e projetos curtos de campo.



As atividades do Workshop serão coordenadas por MSc. Robinson Botero-Arias (Programa de Manejo e Conservação de Jacarés – IDSM) e Dr. Ronis Da Silveira (Universidade Federal do Amazonas – UFAM) e estarão inseridas dentro das linhas de ação do Programa de Manejo e Conservação de Jacarés do Instituto Mamirauá, nas Reservas de desenvolvimento sustentável Mamirauá e Amanã, Amazônia Central, Brasil.



Os seguintes tópicos serão abordados neste V Workshop :



1. Biologia e ecologia de crocodilianos;

2. Técnicas de campo e de análise de dados;

3. Ecologia e monitoramento de ninhos;

4. Manejo e aproveitamento econômico;

5. Coleta de material biológico (conteúdo estomacal, parasitas e tecidos).



A postulação de candidaturas não tem nenhum custo.



Os alunos selecionados receberão apoio de hospedagem, alimentação, e todos os elementos e material necessário para o adequado desenvolvimento dos objetivos do treinamento. No entanto, a organização do V Workshop não tem recursos econômicos para financiar as despesas de viagem dos alunos até a cidade de Tefé (Amazonas – Brasil), sendo necessário que os postulantes avaliem a real possibilidade de arcar com estas despesas particulares, antes de submeter sua candidatura.









Perfil esperado dos postulantes:



1. Acadêmicos, técnicos ou pesquisadores nas áreas de biologia, veterinária, zootecnia ou áreas afins;

2. Interesse ou experiência prévia no estudo de crocodilianos;

3. Capacidade de trabalho em grupo e convivência em condições básicas de campo;

4. Capacidade de interagir com outros colegas, assistentes de campo e moradores locais;

5. Habilidade para interpretar textos em língua portuguesa, inglês ou espanhol;

6. Capacidade para expressar idéias de forma oral e escrita.





Os interessados deverão enviar, até 13 de Agosto de 2010, uma versão resumida do Curriculum Vitae (no máximo duas páginas) e uma carta de apresentação-intenção na qual se espera que, de forma breve e clara, seja descrito o interesse ou experiência prévia com crocodilianos, e seus interesses e suas expectativas relacionadas com a participação no V Workshop de Treinamento em Pesquisa sobre Jacarés.



Solicita-se que na carta sejam relacionados os contatos (e-mail e telefone) de duas referências profissionais ou acadêmicas, que possam eventualmente fornecer informações complementares sobre os postulantes aos organizadores do Evento.



A Comissão Organizadora irá selecionar nove (09) participantes, e mais três (3) que irão compor uma lista de espera. Os resultados da seleção serão divulgados até 18 de Agosto de 2010 no site: www.mamiraua.org.br, e mediante mensagem eletrônica aos candidatos.



Inscrições e informações adicionais só serão aceitas mediante e-mail endereçado a seguinte endereço: jacares@mamiraua.org.br; contendo o seguinte assunto/subject: Candidato ao V Workshop Treinamento Jacarés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário