terça-feira, 31 de agosto de 2010

Quelônios

Queremos agradecer à todos que colaboraram com o ICMBio/RAN na elaboração da lista brasileira de quelônios continentais ameaçados de extinção.


Informamos que a pré-avaliação das espécies e seus mapas de distribuição estão no site do ICMBio (www.icmbio.gov.br/ran) e no site do RAN para que toda a sociedade científica possa, mais uma vez, enviar suas contribuições ou nos auxiliar na correção de possíveis erros.



Obrigada, Atenciosamente Camila Kurzmann Fagundes e Richard Carl Vogt

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Minha madrinha Angela e eu

Caraca que legal fotos que estavam com a Angela. eu nem lembrava mais... Como eu era novinho

terça-feira, 10 de agosto de 2010

V Workshop de Treinamento em Pesquisa sobre Jacarés

V Workshop de Treinamento em Pesquisa sobre Jacarés


15 a 29 de outubro de 2010

Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã,

Amazonas- Brasil



O Programa de Pesquisa em Conservação e Manejo de Jacarés do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá está oferecendo o V Workshop de Treinamento em Pesquisa sobre Jacarés.



O Workshop de Treinamento em Pesquisa sobre Jacarés tem como objetivo principal treinar estudantes, técnicos e pesquisadores em princípios gerais de pesquisa sobre jacarés.



O Workshop está estruturado para se desenvolver com um componente teórico-prático, no qual os participantes realizam as atividades de campo em vários ambientes (várzea, igapó e terra firme), complementadas com palestras, discussão em grupo, leitura de material bibliográfico e projetos curtos de campo.



As atividades do Workshop serão coordenadas por MSc. Robinson Botero-Arias (Programa de Manejo e Conservação de Jacarés – IDSM) e Dr. Ronis Da Silveira (Universidade Federal do Amazonas – UFAM) e estarão inseridas dentro das linhas de ação do Programa de Manejo e Conservação de Jacarés do Instituto Mamirauá, nas Reservas de desenvolvimento sustentável Mamirauá e Amanã, Amazônia Central, Brasil.



Os seguintes tópicos serão abordados neste V Workshop :



1. Biologia e ecologia de crocodilianos;

2. Técnicas de campo e de análise de dados;

3. Ecologia e monitoramento de ninhos;

4. Manejo e aproveitamento econômico;

5. Coleta de material biológico (conteúdo estomacal, parasitas e tecidos).



A postulação de candidaturas não tem nenhum custo.



Os alunos selecionados receberão apoio de hospedagem, alimentação, e todos os elementos e material necessário para o adequado desenvolvimento dos objetivos do treinamento. No entanto, a organização do V Workshop não tem recursos econômicos para financiar as despesas de viagem dos alunos até a cidade de Tefé (Amazonas – Brasil), sendo necessário que os postulantes avaliem a real possibilidade de arcar com estas despesas particulares, antes de submeter sua candidatura.









Perfil esperado dos postulantes:



1. Acadêmicos, técnicos ou pesquisadores nas áreas de biologia, veterinária, zootecnia ou áreas afins;

2. Interesse ou experiência prévia no estudo de crocodilianos;

3. Capacidade de trabalho em grupo e convivência em condições básicas de campo;

4. Capacidade de interagir com outros colegas, assistentes de campo e moradores locais;

5. Habilidade para interpretar textos em língua portuguesa, inglês ou espanhol;

6. Capacidade para expressar idéias de forma oral e escrita.





Os interessados deverão enviar, até 13 de Agosto de 2010, uma versão resumida do Curriculum Vitae (no máximo duas páginas) e uma carta de apresentação-intenção na qual se espera que, de forma breve e clara, seja descrito o interesse ou experiência prévia com crocodilianos, e seus interesses e suas expectativas relacionadas com a participação no V Workshop de Treinamento em Pesquisa sobre Jacarés.



Solicita-se que na carta sejam relacionados os contatos (e-mail e telefone) de duas referências profissionais ou acadêmicas, que possam eventualmente fornecer informações complementares sobre os postulantes aos organizadores do Evento.



A Comissão Organizadora irá selecionar nove (09) participantes, e mais três (3) que irão compor uma lista de espera. Os resultados da seleção serão divulgados até 18 de Agosto de 2010 no site: www.mamiraua.org.br, e mediante mensagem eletrônica aos candidatos.



Inscrições e informações adicionais só serão aceitas mediante e-mail endereçado a seguinte endereço: jacares@mamiraua.org.br; contendo o seguinte assunto/subject: Candidato ao V Workshop Treinamento Jacarés.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pesquisador acha planta que neutraliza veneno da surucucu


Uma árvore de quatro a seis metros de altura pode ser a nova arma contra o veneno da surucucu, a maior serpente venenosa da América do Sul. 
Uma pesquisa realizada na UFF (Universidade Federal Fluminense) constatou que um extrato feito a partir da Stryphnodendron barbatiman, popularmente chamada de barbatimão, barba-de-timão, casca da virgindade ou ubatima, é capaz de neutralizar os principais efeitos provocados pela picada da cobra. 
A descoberta poderá levar ao desenvolvimento de um novo tratamento contra o veneno da surucucu, que provoca dor intensa, hipotensão, diminuição do ritmo cardíaco, diarreia e hemorragia. 
A cobra está presente em todo o território nacional e, entre 2001 e 2004, respondeu por 2,3% dos ataques registrados no Brasil. Seu índice de letalidade, porém, é quase três vezes maior do que o das serpentes do gênero Bothrops, que respondem por 90% dos ataques no país --cerca de 1% das vítimas da surucucu morrem após serem picadas. 
Soro Antiofídico 
Atualmente, o procedimento preconizado pelo Ministério da Saúde em casos de picada de cobras venenosas é a administração de soro antiofídico, produzido a partir de anticorpos produzidos por cavalos inoculados com o veneno. 
O soro, porém, tem as desvantagens de ser caro, necessitar de estocagem em baixas temperaturas e provocar reações alérgicas graves em parte dos pacientes. Além disso, é ineficaz contra os efeitos locais das picadas, que muitas vezes deixam sequelas. 
Em busca de alternativas de tratamento, o pesquisador Rafael Cisne de Paula pesquisou 12 espécies diferentes de plantas como parte do seu trabalho de mestrado em Neuroimunologia na UFF. 
Dessas, apenas uma se mostrou totalmente ineficaz. O extrato produzido a partir da barbatimão, porém, foi o único que conseguiu inibir em mais de 80% os principais efeitos do veneno analisados, impedindo inclusive o desenvolvimento de hemorragias. 
Não foi testada, porém, a eficácia da planta sobre a formação de edemas e outras consequências da picada. Os testes foram realizados em camundongos e, por enquanto, ainda não se sabe qual o mecanismo de ação da planta. Estudos posteriores poderão identificar e isolar os componentes responsáveis pelos efeitos neutralizantes.
Fonte: Folha.com

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Simpósio Geopantanal

Ajudando a divulgar um Simpósio que vai ser super interessante

O objetivo da organização do 3° Simpósio de Geotecnologias no Pantanal - 3° GeoPantanal, é promover o encontro de profissionais das comunidades acadêmico-científicas e de estudantes interessados no uso de geotecnologias para estudos no Pantanal, incluindo-se a região do entorno situada também na Bolívia e Paraguai, delimitadas pela bacia do alto rio Paraguai. Além disso, a organização do evento abre oportunidade para a submissão de trabalhos desenvolvidos em áreas úmidas semelhantes ao Pantanal e também para trabalhos de desenvolvimento metodológico que, de alguma forma possam ser aplicados ao Pantanal.
O evento irá oferecer oportunidades para:
   » Divulgação de trabalhos científicos;
   » Ampliação do conhecimento sobre aplicação de geotecnologias ao estudo de áreas úmidas;
   » Avaliação do estado da arte da aplicação de geotecnologias em estudos ambientais relacionados ao Pantanal e;
   » Fomento de cooperação inter-institucional e internacional.

Doe sangue

Hoje doe sangue, não foi nada planejado, apenas passei perto do Hemocentro e fui lá ve como era que doava. Enfim não doi, não fica tonto, e o pessoal atende super bem. Pra quem se interessar o endereço é esse: Rua 13 de Junho, 1055 - Centro Sul, Cuiabá - MT, 78002900

Concurso do Ministério do Meio Ambiente

O edital do concurso que visa ao preenchimento de 200 vagas de analista ambiental (nível superior) para o Ministério do Meio Ambiente (MMA) está previsto para sair no mês de setembro, caso a autorização dessas vagas seja realizada pelo Ministério do Planejamento na primeira quinzena deste mês, conforme informou o coordenador-geral de gestão de pessoas do MMA, Humberto Luciano Schloegl. Atualmente, o salário para a função é de R$5.577,64.
Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, os preparativos já foram iniciados e o edital já está em fase de elaboração, dependendo somente da autorização.
"Estamos em negociação com o Ministério do Planejamento e a ideia é que a seleção que visa a preencher 200 vagas de analista ambiental seja aberta o quanto antes, em função do término dos contratos de servidores temporários. O edital está em fase de elaboração para ser lançado. A previsão é que as provas ocorrão até o final do ano", disse.
O número de servidores efetivos do Ministério do Meio Ambiente, de acordo com o coordenador-geral Humberto Luciano, passou de 12, em 2005, quando não existia uma carreira para o órgão, para atuais 640. No total, o ministério tem atualmente 1.240 funcionários.
No último concurso para analista ambiental, que ocorreu em novembro de 2007, foram ofertadas 83 vagas. Desse total, 43 foram destinadas à área de administração e planejamento de meio ambiente e 40 para a de política e gestão de meio ambiente.
O exame de múltipla escolha foi composto por 120 questões objetivas, sendo 50 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Informática e Atualidades) e 70 de Conhecimentos Específicos.


FONTE: http://www.nuceconcursos.com.br/noticias.php?id=651