quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O efeito do desmatamento causando mudanças ambientais


Atualmente não foi realizado censo global sobre desmatamento, não é feito desde 1990, naquela época uma área de aproximadamente 150.000 km2 de floresta tropical, equivalente ao tamanho do estado de São Paulo, tem sido destruída a cada ano. O desmatamento tem sido um grave problema devido principalmente há ação do homem, e que vem causando mudanças drásticas em todo mundo. A temperatura vem sofrendo alterações graves, queimadas e corte de madeira, aumentam esse problema. A própria ciência moderna reconhece hoje o valor das ervas medicinais, que são encontradas em florestas algumas para o tratamento de doenças. E ainda milhares de espécies entram em extinção sem ao menos serem conhecidas.
A queima de combustíveis fósseis aumenta a quantidade de gás carbônico e, em conseqüência, aumenta também a temperatura da Terra. O gás carbônico (CO2) é uma substância que as plantas retiram do ar para realizar a fotossíntese. Na atmosfera, o CO2 funciona como uma parede de vidro em torno da Terra: deixa passar a luz do sol, mas retém o calor. É o chamado efeito estufa. As florestas do mundo, como a amazônica, absorvem gás carbônico; quando queimadas, liberam-no na atmosfera. Causando também o degelo das calotas polares, e aumento o nível de água no mar.
Nas florestas pode estar à cura de varias doenças, como câncer, leucemia, problemas musculares e cardíacos e as substâncias encontrada nas plantas, também usadas como ingredientes básicos para a fabricação de hormônios controladores da natalidade, estimulantes e tranqüilizantes.
Diminuição ou até mesmo extinção de algumas espécies da fauna e flora principalmente terrestre. Diminuição de população de quelônios, peixes e diferentes animais de valor econômico e importância ecológica, a maior causa será destruição do habitat. Os desmatamentos deixam o solo desprotegido, facilitando a erosão e provocam a perda de nutrientes, diminuindo a fertilidade, dificultando a vida dos vegetais, O solo sem cobertura causa o assoreamento dos rios, colocando em risco a vida aquática.
O desmatamento é um problema muito grave ainda sem ações muito concretas por parte dos Estados. O aumento da temperatura compromete boa parte da vida selvagem, e do homem, pois algumas espécies de animais são muito sensíveis a mudanças na temperatura, como os anfíbios e répteis, neste ultimo grupo o sexo no nascimento de seus filhotes está relacionado com a temperatura. Apesar dos avanços na medicina, trazerem bastante esperança pra a cura de doenças, ainda sim com a destruição descontrolada das florestas, fica cada vez mais difícil encontra a cura de doenças, que podem estar nas plantas, até mesmo a cura da diabete, não se pode produzir tudo sinteticamente, muitas vezes precisamos, buscar substâncias na natureza, onde se encontra comprometida. Diminuição de algumas populações tem uma grande importância econômica, como a de peixe várias pessoas dependem disso para sobreviver, e com a diminuição do estrato vegetal na margem dos rios, irá diminuir o volume de água doce, em poucos anos teremos pouca água potável para beber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário