sexta-feira, 25 de março de 2011

Sites podem ajudar alunos do Ensino Fundamental a entender ciências

A Internet não é só para estudantes às voltas com o vestibular. Segundo a professora Mara Rosana Cassas, responsável pelo Departamento de Ciências do Colégio Santo Américo, Zona Sul de São Paulo, alunos do Ensino Fundamental também podem usufruir do meio para complementar seus estudos - desde que siga indicações de sites oportunos para seu aprendizado.

"Quando aponto um site aos meus alunos, analiso previamente seu conteúdo para saber se é possível trabalhar com ele. Muitos não têm uma linguagem correspondente à idade", afirma Mara. Desta forma, o cuidado em encontrar um site apropriado deve ser imprescindível, na opinião da professora.

Uma das páginas usadas durante suas aulas e recomendada para ser usado até sem orientação de outros professores é o site Ciência Cultura, que possui três níveis de dificuldade (infantil, básico e avançado). "Excelente para pesquisar informações, com destaque para a seção sobre o sistema solar", conta.

Repletos de ilustrações, mecanismos interativos e até jogos, a educadora destaca também outros dois sites para os alunos no primeiros anos do Ensino Fundamental: o Canal Kids e o Eco Kids. "As imagens chamam a atenção dos mais jovens e os jogos utilizam conhecimentos de meio ambiente, saúde e higiene como referência. Bastantes completos", crê.

(Rodrigo Zavala - 12/06/2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário