quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Novo tipo de nanopartículas pode gerar vacina contra a Aids

23/02/2011 07h00 - Atualizado em 23/02/2011 07h00


Novo tipo de nanopartículas pode gerar vacina contra a Aids

Partículas são capazes de conduzir proteínas sintéticas.

Descoberta pode levar a vacinas de várias doenças causadas por vírus.

Do G1, em São Paulo


imprimir Engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um novo tipo de nanopartículas que pode aumentar a segurança e a eficácia de vacinas contra várias doenças, entre elas a Aids. As partículas consistem de esferas oleosas capazes de conduzir versões sintéticas de proteínas normalmente produzidas pelos vírus. A pesquisa foi publicada pela “Nature Materials”.



Segundo Daniel Irvine, pesquisador que assina o artigo, essas partículas sintéticas obtêm uma resposta imunológica forte – em comparação às vacinas que usam vírus vivos –, mas são bem mais seguras. Ela está sendo testada em camundongos com uma vacina experimental contra a malária.

As vacinas protegem o corpo inserindo nele um agente infeccioso que faz o sistema imunológico reagir rapidamente se o encontrar novamente no futuro. Em algumas vacinas, como na da varíola ou na da poliomielite, é usado o vírus numa forma morta ou incapacitada. Em outras, como na da difteria, utiliza-se uma versão sintética ou outra molécula produzida por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário