segunda-feira, 31 de maio de 2010

Butantan

"Não podemos enganar a todos, todo tempo" (Abraham Lincoln)




Pois o í­nclito Prof. Raw estava quase conseguindo desancar o velho Abrahão.

Senão, pontuemos:



1. Ao assumir a Fundação Butantan (anos 1990), em reunião coletiva chama os velhos funcioná¡rios de bêbados e vagabundos, e diz que dali em diante a Fundação teria ordem.



2. Em 1994, em conluio com Ilka Fleuri, descarta milhares (MILHARES!) de livros da biblioteca do Butantan para reciclagem. Denunciado pelo jornal da USP (p.6 de 28/11/1994), fala que era "papel velho" e outras sandices. [caso triste, amplamente conhecido e criticado por todos no Instituto]



3. Em 1995 fecha a linha de produção de vacina contra gripe, cuja pesquisadora fez estágio no exterior. Disse que a vacina era feita em ovo e dava alergia.



4. Lá por 1995 tenta fechar o serviço de atendimento aos picados (Hospital Vital Brazil), mas, pela repecussão na mí­dia de então, recua.



5. Em 1996 tenta transferir cavalos da fazenda São Joaquim, em São Roque, para o Butantan. Houve rumores de que alugaria a fazenda (500 alquieres) para haras. Recua, novamente pela ação da mídia



6. Em 1997 foi afastado da diretoria do Butantan por ter completado 70 anos (aposentadoria compulsória), fato que só ocorreu cerca de três meses após o prazo, pois ele se dizia não ser funcionário publico e que podia permanecer no comando. Por ação parlamentar do então deputado Pedro Dalari, foi exonerado.



7. No ano 2000, com a introdução da vacina da gripe sazonal no calendário de vacinas, fez-se convênio com um laboratório francês para repasse de tecnologia em cinco anos versus reserva de mercado pelo perí­odo de transição. A vacina, importada, era envasada no Butantan. No rótulo dizia ser indústria nacional. MAS ATÉ HOJE A VACINA É IMPORTADA!



8. Inúmeras aparições na mídia prometendo vacina pra dengue, leishmaniose, gripe etc e tal. NADA ACONTECEU.



9. Alardeia, a partir da crise da gripe N1H1, a fabricação de vacinas no Brazil. NADA ACONTECEU - A VACINA TAMBÉM É IMPORTADA



10. Para não cansá-los, vou parando. Mas voltarei.



João Luiz Cardoso - 36 anos de ofí­cio no Instituto Butantan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário