domingo, 8 de novembro de 2009

Aranha herbívora (uma vergonha para a ordem)





Bagheera kiplingi fêmea comendo um corpo beltiano. Outros corpos aparecem na ponta das folhas. Crédito: M. Milton (artigo citado).


Quero deixar registrado aqui que perdi um pouco do respeito que tenho pelas aranhas saltadoras. Descobriram uma aranha saltadora do México e América Central, a Bagheera kiplingi, herbívora! Deve ser a crise! Agora só falta descobrir que ela curte incenso e usa Macintosh. - Na verdade, não descobriram a aranha, ela já era conhecida. O que descobriram foi o vergonhoso ato de herbivoria.

Como qualquer recurso sobrando é energia em potencial, e a biologia vive cheia de exceções, era de se esperar que uma hora encontrassem uma aranha herbívora. A barreira para herbivoria é muito grande, uma vez que a carne possui todos os aminoácidos essenciais e isso dificilmente é encontrado em partes vegetais. Animais herbívoros contam com uma série de microorganismos simbiontes que digerem as plantas e transformam seus componentes em precursores de aminoácidos essenciais e carbohidratos. É assim com vacas, coelhos, formigas e cupins. Eles possuem protozoários e bactérias que tornam a dieta vegetal possível. Mas e as aranhas?

O que a 
Bagheera kiplingi faz é aproveitar uma deixa. Ela vive em acácias, e as acácias são plantas muito mais gentis, pelo menos com as formigas. As acácias usam formigas como forma de defesa, além dos espinhos. Para adquirir e manter as formigas, elas possuem nectários extra-florais ou peciolares, ou seja, glândulas que produzem açúcar na base das folhas (o pecíolo), e o corpo beltiano, brotos especiais ricos proteína e gordura. Estas estruturas especializadas da acácia, com uma composição bem rica de açúcares, lipídios e proteína é que são usadas pela aranha. Acompanhe ela coletando um corpo beltiano no vídeo do artigo disponibilizado por um dos autores no youtube (com direito a HD no link original):



Para completar a dieta, comem principalmente larvas de 
Pseudomyrmex sp., a formiga que habita as acácias. Mas este comportamento é raro, mais de 90% da dieta da aranha no México e cerca de 60% na América Central é constituída de tecido vegetal. Ainda não se sabe como o sistema digestivo dela é especializado, pois apesar do valor proteíco, 80% do conteúdo dos corpos beltianos é fibra vegetal.

A convivência com as formigas também não é das melhores, e frequentemente a B. 
kiplingprecisa escapar das Pseudomyrmex e proteger o ninho contra elas.

Mais de 5000 espécies de Salicidae e basta uma delas para jogar a reputação na sarjeta.

Fonte:

Meehan, C., Olson, E., Reudink, M., Kyser, T., & Curry, R. (2009). Herbivory in a spider through exploitation of an ant-plant mutualism Current Biology, 19 (19) DOI: 10.1016/j.cub.2009.08.049


Nenhum comentário:

Postar um comentário