domingo, 29 de novembro de 2009
Vídeo mostra governador do DF recebendo dinheiro
Obs Até vc Arruda. Cheguei acreditar que era honesto....
Paulo Freire - O mentor da educação para a consciência
Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.
Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as "escolas burguesas"), que ele qualificou de educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo, dócil. Em outras palavras, o saber é visto como uma doação dos que se julgam seus detentores. Trata-se, para Freire, de uma escola alienante, mas não menos ideologizada do que a que ele propunha para despertar a consciência dos oprimidos. "Sua tônica fundamentalmente reside em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade", escreveu o educador. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Há 200 anos nascia Charles Darwin, cuja teoria revolucionou o estudo dos seres vivos
As ideias do naturalista contrariavam tudo o que se tinha como certo até então. "A crença dominante na época era a fixidez das espécies, ou seja, elas teriam sido criadas por Deus com certa forma e nunca mudariam", diz Claudia. Talvez por isso, poucas teorias tenham sido tão atacadas. De um lado, religiosos defendiam a origem divina dos seres vivos, especialmente do homem. Segundo eles, Darwin acabava com a distinção entre o homem e os animais. De outro, muitos cientistas achavam que o que ele propunha não explicava a origem das variações entre indivíduos e entre espécies (a genética viria resolver isso mais tarde).
Pode-se dizer que em parte essa reação se deveu ao inconformismo pelo fato de o trabalho do naturalista ter, por assim dizer, rebaixado a posição do homem no universo da vida. "Duzentos anos antes, o heliocentrismo havia destronado a Terra de sua posição central no Universo, mas o homem ainda continuava sendo o rei da criação e de natureza distinta do restante dos animais – até o século 18, os naturalistas não consideravam o homem um animal", lembra o biólogo Giancarlo Conde Xavier Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP).
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Relatos
Site da UNESP ciências
Vale a pena ler o artigo da revista muito bom e traz informações novas sobre os Rumos da evolução.
http://www.unesp.br/aci/revista/ed03/
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Frases
Mesmo rodeado de pessoas me sinto só.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Direito Ambiental
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Um biólogo no inferno
Mal havia chegado, já estava insatisfeito com o baixo nível de
higiene, do ar e da água do inferno.
Logo começou a fazer projetos ambientais e de saúde pública e várias
ações para coibir aquele caos.
Pouco tempo depois já não havia no inferno o insuportável mau hálito
nas pessoas.
Ninguém mais reclamava!
Os banheiros foram arrumados, e, por conseguinte, estavam mais limpos
e cheirosos.
Houve controle de pragas, o ar respirável com menos CO2 e água
despoluída dos coliformes fecais.
O Biólogo tornou-se um cara muito popular por lá.
Um dia, Deus chamou o diabo ao telefone e perguntou, ironicamente:
- E então, como estão as coisas aí embaixo?
E o diabo respondeu:
- Uma maravilha! Agora aqui todos se beijam, sorriem uns aos outros,
não existe mais sujeira, as pessoas estão mais felizes com o ar que
respiram, com a água onde nadam… se alimentando melhor… isso sem falar
no que o nosso Biólogo está planejando para breve!
Do outro lado da linha, surpreso, Deus exclamou:
- O quê!?! Vocês têm um Biólogo aí? Isso foi um engano! Biólogos nunca
vão para o inferno. Mande-o subir aqui, imediatamente!
O diabo respondeu:
- Sem chance! Eu gostei de ter um Biólogo e continuarei mantendo-o aqui.
Deus, já mais irritado, fala em tom de ameaça:
- Mande-o para cá, agora, ou tomarei as medidas legais necessárias.
Eis que o diabo soltou uma gargalhada:
- Hahahaha!… Onde você vai arrumar um Advogado?
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Fazendo atitudes certas que parecem erradas
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Alunos da UnB tiram a roupa em apoio à estudante da Uniban
"Pela liberdade de expressão e o fim da opressão machista", diziam alguns cartazes usados no protesto dos estudantes da UnB.
Fonte: http://www.terra.com.br/
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Uniban anula decisão e aceita aluna hostilizada de volta
Defesa de Geisy pretendia entrar na Justiça para ela voltar.
Três dias após decidir pela expulsão da estudante de turismo Geisy Arruda, de 20 anos, a Uniban recuou e resolveu aceitar que ela volte a frequentar a universidade.
Fonte: G1
Isto é preconceito contra a mulher. Na minha época de faculdade as mulheres iam com roupas muito mais ousadas e nunca aconteceu nada. É brincadeira isto. Em um país, onde políticos roubam dinheiro em nossa frente e ninguém fala nada. Corram atrás de políticos bem vestidos, com os ternos italianos, mais caro que meu carro. Estes que são os perigosos que se enfeitam de mocinhos com lindas gravatas para roubar um país que é rico, belo e com pessoas de todas as descendências. Se um destes políticos fossem vestidos ao trabalho com roupas "ousadas" talvez seriam hostizados por seu colegas. Agora se esse mesmo político tivesse desviado verba da saúde para beneficio próprio, seus colegas iriam defende-lo. Eu estou indignado.
Ass: Luiz Antonio Solino
Nobel da Guerra
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
MEC dará dez dias para a Uniban explicar expulsão de aluna Geisy Arruda foi desligada da universidade após episódio em que foi hostilizada por usar vestido curto
Meu comentário:
Na minha opinião isto é puro preconceito, ainda mais em um país onde mulheres dançam semi nuas em programas de televisão. Nas praias usam os biquínis mais curtos do mundo, com as bundas de fora. Olhem em sua volta a roupa dela é super comum ainda mais que estamos localizados nos trópicos, aqui é muito quente. A universidade tem que educar e não reprimir. A expulsão só caracteriza um país que faz uma coisa e fala outra. Se você não consegue controlar seu impulsos ao ver pernas de fora, então você precisa de um médico.
domingo, 8 de novembro de 2009
Aranha herbívora (uma vergonha para a ordem)
Bagheera kiplingi fêmea comendo um corpo beltiano. Outros corpos aparecem na ponta das folhas. Crédito: M. Milton (artigo citado).
Como qualquer recurso sobrando é energia em potencial, e a biologia vive cheia de exceções, era de se esperar que uma hora encontrassem uma aranha herbívora. A barreira para herbivoria é muito grande, uma vez que a carne possui todos os aminoácidos essenciais e isso dificilmente é encontrado em partes vegetais. Animais herbívoros contam com uma série de microorganismos simbiontes que digerem as plantas e transformam seus componentes em precursores de aminoácidos essenciais e carbohidratos. É assim com vacas, coelhos, formigas e cupins. Eles possuem protozoários e bactérias que tornam a dieta vegetal possível. Mas e as aranhas?
O que a Bagheera kiplingi faz é aproveitar uma deixa. Ela vive em acácias, e as acácias são plantas muito mais gentis, pelo menos com as formigas. As acácias usam formigas como forma de defesa, além dos espinhos. Para adquirir e manter as formigas, elas possuem nectários extra-florais ou peciolares, ou seja, glândulas que produzem açúcar na base das folhas (o pecíolo), e o corpo beltiano, brotos especiais ricos proteína e gordura. Estas estruturas especializadas da acácia, com uma composição bem rica de açúcares, lipídios e proteína é que são usadas pela aranha. Acompanhe ela coletando um corpo beltiano no vídeo do artigo disponibilizado por um dos autores no youtube (com direito a HD no link original):
Para completar a dieta, comem principalmente larvas de Pseudomyrmex sp., a formiga que habita as acácias. Mas este comportamento é raro, mais de 90% da dieta da aranha no México e cerca de 60% na América Central é constituída de tecido vegetal. Ainda não se sabe como o sistema digestivo dela é especializado, pois apesar do valor proteíco, 80% do conteúdo dos corpos beltianos é fibra vegetal.
A convivência com as formigas também não é das melhores, e frequentemente a B. kiplingprecisa escapar das Pseudomyrmex e proteger o ninho contra elas.
Mais de 5000 espécies de Salicidae e basta uma delas para jogar a reputação na sarjeta.
Fonte:
Meehan, C., Olson, E., Reudink, M., Kyser, T., & Curry, R. (2009). Herbivory in a spider through exploitation of an ant-plant mutualism Current Biology, 19 (19) DOI: 10.1016/j.cub.2009.08.049
Fonte:http://scienceblogs.com.
--
Paulo Sergio de Oliveira Silva
Frase da semana
ASS: Luiz Antonio Solino
sábado, 7 de novembro de 2009
Secretário de segurança lamenta ter falado que Rio não é violento
Tem certas atitudes que eu não entendo. O secretário de segurança do Rio falar que a cidade não é violenta. Se eu fosse governador eu iria exonerar ele do cargo, pois se ele que é o secretário não sabe que o Rio é violento. Como ele vai cuidar da segurança, se ele acha que o Rio de Janeiro é seguro?
Gol prevê alta nos preços das passagens em novembro e dezembro
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Senado cria blog para "esclarecer informações incorretas ou imprecisas"
A iniciativa lembra o caso do blog da Petrobras, que causou polêmica ao questionar matérias veiculadas na imprensa. Além da página da Casa, a Presidência do Senado também possui um espaço similar, que rebate pontos que considera equivocados nas matérias dos veículos.
O blog é aberto a comentários, mas só recebe os dos internautas cadastrados na página. Comunique-se
Compartilhamento de arquivos
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Lula disse que vai sugerir um SUS para Obama enfrentar crise da saúde nos EUA
Presidente participou de congresso de saúde em Pernambuco nesta terça.
Fala sério LULINHA. Seja sincero pra o Obama
e fala que a saúde no nosso país é um caos.
O nosso querido presidente nunca deve ter usado o SUS
para tratar de sua bursite.
Sonho
Caracas! Ontem eu sonhei que o músico Marcelo D2 jogava futebol profissional, só que o time dele não tinha uniforme. Todo mundo se vestia igual a ele. kkkkkkkk
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Onde foi parar o aquecimento global?
Michael Jackson
Guerra x Fome
Chapada dos Veadeiros
A pedra, o bagre e a perereca animam o show da ignorância
A data da inauguração do Brasil reconstruído ainda não foi marcada por culpa da máquina de fiscalização, acaba de informar o presidente Lula. O governo não para de fazer obra, repetiu o maior dos governantes desde Tomé de Souza. Só não consegue completar o serviço porque o Ibama complica e o Tribunal de Contas da União não deixa. O TCU vê irregularidade em qualquer irregularidade. O Ibama já lhe jogou no colo um bagre amazônico, uma perereca gaúcha e, há dias, uma pedra da região de Cabrobó.
“A hidrelétrica ficou parada
A segunda frase abre a sequência de gargalhadas que só terminará com o ponto final. “Todo mundo aqui sabe o que é uma perereca”, continua a narrativa. “Pois bem, aí resolveram fazer um estudo para saber se aquela perereca estava em extinção. Aí teve que contratar gente para procurar perereca, e procure perereca, e procure perereca… Sabem quantos meses demorou para descobrir que a perereca não estava em extinção? Sete meses. Sete meses e a obra parada”. Segue-se a gargalhada de encerramento.
“Lula não para de dizer besteiras”, lastima Célio Fernando Haddad, coordenador de Ciências Biológicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Onde o narrador viu uma prosaica perereca, corrige Haddad, os cientistas encontraram quatro espécies de anfíbios ameaçadas de extinção. Os levantamentos que precedem o início de obras não existem para atender a caprichos de ambientalistas, mas por exigência da legislação federal, que protege a vida de espécies ameaçadas.
“O governo que comece a trabalhar mais cedo, não em véspera de eleição e passando por cima das leis”, recomenda Haddad. ”Para um projeto, quase sempre há alternativas, mas uma espécie se perde para sempre”, sublinha Jansen Zuanon, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Ele reitera a lição desde que Lula declarou guerra a ”um tal bagre gigante do rio Madeira”, responsabilizado pelo atraso nas obras de usinas hidrelétricas. O nome do peixe é dourada, ensina Zuanon. E não é um bagre qualquer.
Dele dependem a sobrevivência financeira de milhares de comerciantes e a sobrevivência física de incontáveis moradores espalhados por quatro Estados brasileiros ─ Pará, Amapá, Amazonas e Rondônia ─ e porções consideráveis da Colômbia, da Bolívia e do Peru. “Para procriar, a dourada faz uma migração
Em 2000, foram concedidas pelo Ibama 139 autorizações ambientais. Subiram para 477 em 2008 e, neste ano, já somaram 125. Lula só se queixa por malandragem. O TCU tem julgado pendências com exemplar pontualidade. Lula só se queixa porque agir fora da lei apressa inaugurações e é bem mais rentável. O problema não é a perereca, nem o bagre, muito menos a pedra. O problema é a incompetência do governo.
O ator no palco vai continuar contando casos inspirados em problemas imaginários, a plateia vai continuar gargalhando. A vassalagem voluntária não é menos desprezível que a ignorância presunçosa.