sábado, 10 de outubro de 2009

Baratas tem memória

Aqui em casa ultimamente vem aumentando a ocorrência de baratas. Eu observei que elas começam sua atividade depois das 22:oo e sempre que eu fico na espreita pra mata-las, as baratas fogem para o mesmo local, toda vez. Como isso é possivel? Na minha opinião elas ficaram condicionadas e elas tem memória e sabem que ali é um abrigo seguro. Tenho que fazer mais testes pra comprovar isto. Meu N amostral ainda é muito baixo. Depois desses episodios procurei algo na internet. OLHEM O QUE EU ACHEI NA NET MUITO LEGAL: Em artigo na mais recente edição da publicação online Public Library of Science, os pesquisadores disseram esperar saber mais sobre o cérebro humano com a exploração do que acontece em um cérebro mais simples, como o da barata.

No experimento, os cientistas expuseram um grupo de baratas a um odor sempre que as alimentavam com um solução de açúcar. Mais tarde, quando elas eram expostas somente ao odor, ainda assim salivavam.

Outro grupo de baratas foi alimentado com uma solução de açúcar sem odor e a exposição ao odor depois não levou a uma mudança na quantidade de saliva produzida. Nos anos 1890 e 1900, o médico russo Ivan Petrovich Pavlov conduziu uma pesquisa com cachorros que ficou conhecida como "condicionamento clássico".

Ele usou sinos para chamar cachorros para se alimentar e, depois de algumas repetições, os cães começaram a salivar em resposta somente ao sino.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1685354-EI8147,00.html


OBS: No momento em que estava escrevendo essa postagem vi uma barata que acertei ontem e ela ainda tá meio tonta... Acredite se quiser

Um comentário:

  1. Tive a mesma impressão e procurando na internet achei seu blog. O horário é o mesmo também. Ontem não apareceram e espero ter exterminado todas elas.
    Quanto ao caso dos cachorros que vc relata, eu estudei na faculdade sobre o behaviorismo de Pavlov e digo que vale a pena dar uma olhada. Abraços

    ResponderExcluir