quarta-feira, 31 de março de 2010

Colisão de partículas reproduz início do universo e abre nova era da Física

Este estudo é muito importante ainda se descobrirem como pode ter surgido as particulas do universo.

Num evento que abriu um nova era da Física, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) promoveu ontem, num túnel subterrâneo na fronteira entre a Suíça e a França, colisões de partículas para tentar reproduzir condições existentes na origem do universo, na maior e mais cara experiência científica já feita. O experimento vai permitir, em tese, que cientistas descubram o que aconteceu um nanossegundo após o Big Bang, 13,7 bilhões de anos atrás.


Fonte: O Estado de S.P.
video Assista à matéria da BBC Brasil sobre a colisão dos prótons

terça-feira, 30 de março de 2010

Manteiga

Eu adoro manteiga e odeio margarina.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Não gosto do Robinho

Quando a gente perdeu pra frança na Copa do Mundo. Todos os brasileiros chorando. E ele vai abraçar o carrasco Zidane. Por favor Dunga não leva ele.......................

Ronaldo

Ronaldo abala o psicológico de qualquer time ou seleção. Qual a diferença entre vc levar Fred do Fluminense ou Ronaldo? Ronaldo é presença em campo mesmo jogando ruim. Ele impõem medo. Prefiro o Ronaldo. Sou fã dele declarado.

quarta-feira, 17 de março de 2010

São inocentes ou culpados?


Astros do futebol metidos em encreca. Por quê? Eles não têm estrutara pscicológica para enfrentar os problemas. O Adriano nao vai mais a copa do mundo de futebol, porque ele errou e se o Dunga convocar ele vai cometer outro erro. O Wagner love é um crack. Um crack é aquela droga feito de cocaína. Dizem que jogador brasileiro não estuda, mas isso não significa que seja ignorante. Infelizmente a maioria é sim. O Love acha normal ir para um festa na favela e ser escoltado por traficantes. Se ele usasse um pouco de bom censo iria saber que várias crianças se espelham nele. Os jogadores só são frutos do problema social de onde vieram.

terça-feira, 16 de março de 2010

Lula x presos politicos cubanos


Para Lula da Silva, os presos políticos cubanos são delinqüentes semelhantes aos piores criminosos encarcerados em seu país. Lula, cruelmente, adotou o ponto de vista de seu amigo Fidel Castro. Para o presidente do Brasil, pedir eleições democráticas, fornecer livros proibidos e escrever em jornais estrangeiros - supostos “delitos” cometidos pelos 75 dissidentes presos durante a primavera negra de 2003, condenados a penas de até 28 anos, equivalente a matar, roubar ou seqüestrar. Para Lula da Silva, o Dr. Oscar Elías Biscet, um médico negro sentenciado a 25 anos por defender os Direitos Humanos e por se opor ao aborto, é somente um criminoso empedernido. Dentro de seu curioso código moral é perfeitamente compreensível a morte do preso político Zapata Tamayo, ou a possível morte de Guillermo Fariñas, um psicólogo e jornalista dissidente, declarado em greve de fome para reclamar que livrem 26 presos políticos severamente enfermos.
Os democratas cubanos não são os únicos decepcionados com o brasileiro. Na última etapa de seu governo, Lula da Silva esta demolindo a boa imagem que desfrutou de inicio. Recordo, faz uns três anos, uma conversação que teve no Panamá com Jeb Bush, ex-governador de Florida. Disse-me que seu irmão George, então presidente dos Estados Unidos, tinha uma magnífica relação com Lula e estava convencido de que era um aliado leal de Washington. Pareceu-me ingenuidade.
Faz alguns dias, um embaixador norte-americano, que prefere o anonimato, me disse exatamente o contrario: “todos nos equivocamos com Lula, ele é um contumaz inimigo do Ocidente e muito especialmente dos Estados Unidos, ainda que trate de dissimular''. E com certa indignação, criticou a cumplicidade do Brasil com o Irã no tema das sanções a Terã pelo desenvolvimento de armas nucleares, o permanente respaldo a Hugo Chávez e a irresponsabilidade com que manejou a crise de Honduras, ao propiciar o asilo de Manuel Zelaya em sua embaixada de Tegucigalpa, violando todas as regras da diplomacia internacional.
Na realidade, o comportamento de Lula da Silva não surpreende. Em 1990, quando foi caiu o Muro de Berlim, o líder do Partido dos Trabalhadores se apressou em criar o Foro de São Paulo junto a Fidel Castro para coordenar a colaboração entre todas as forças violentas e antidemocráticas de América Latina. Ali estavam as guerrilhas narcoterroristas das FARC e da ELN da Colombia, uma dezena de partidos comunistas de outros tantos paises, o FSLN de Nicarágua, o FMLN de El Salvador e a URGN de Guatemala. Enquanto o mundo livre celebrava a desaparição da URSS e das ditaduras comunistas na Europa do Leste, Lula da Silva e Fidel Castro recolhiam amorosamente os escombros do marxismo violento para tratar de manter vigente o discurso político que conduziu a esse pesadelo, enquanto estabeleciam uma sorte de cooperação internacional que sustentasse a desvanecida liderança soviética na região.
Lula, dentro de Brasil, sujeito a uma realidade política que não pode modificar, se comporta como um democrata moderno e não muda substancialmente das diretrizes econômicas definidas pelo presidente anterior, Fernando Henrique Cardoso, mas no terreno internacional, que é onde aflora seu verdadeiro humor, sua conduta é a de um revolucionário terceiro mundista dos anos sessenta.
De onde surge essa militância radical e esse perverso juízo moral? A hipótese é de um presidente latino-americano que o conhece bastante, de que não tardará deixar o poder, também decepcionado, aponta a sua ignorância: “este homem é de una penosa fragilidade intelectual. Segue sendo um sindicalista atrapalhado na superstição da luta de classes. Não entende nenhum assunto complexo, carece de capacidade para fixar a atenção, tem umas terríveis lacunas culturais e por isso aceita a análise dos marxistas radicais que em sua juventude lhe explicaram a realidade como um combate entre bons e maus''. Sua frase final, dita com certa tristeza, foi lapidaria, “parecia que Lula, com sua simpatia e para o bom momento que atravessa seu país, converteria o Brasil na grande potência política latino-americana. Falso. Destroçou essa possibilidade ao alinhar-se com os Castro, Chávez e Ahmadineyad. Agora nenhum país sério confia no Brasil''. Lamentável.
Por Carlos Alberto Montaner
Escritor, jornalista, Vicepresidente da Relial -Red Liberal de América LatinaTradução: Waldemar S. Martins (Lord) - caranovanocongresso.blogspot.com
Fonte: http://www.relial.org/Articulos/articuloDetalle.asp?Id=8662

sábado, 6 de março de 2010

Mais um blog superinteressante

Parabéns pelo blog Silvana Nunes http://silnunesprof.blogspot.com/ está muito bom, não sei como não achei antes. Um abraço

sexta-feira, 5 de março de 2010

Alguém já uma formiga predar um sapo?


Foto de julho de 2008 mostra formiga atacando filhote de sapo no Território do Norte, na Austrália. Pesquisadores da Universidade de Sydney descobriram que, ao colocar ração de gato próximo a lagos, ela atrai formigas que, por sua vez, devoram filhotes de sapo quando estes emergem da água. Os sapos são de uma espécie trazida do Havaí em 1935 em uma tentativa de controlar os insetos dos canaviais. Mas eles acabaram se reproduzindo demais e agora ameaçam espécies nativas. (Foto: AP) fonte site do g1: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1496712-5603,00-RACAO+DE+GATO+AJUDA+FORMIGAS+A+COMBATER+SAPOS+INVASORES+NA+AUSTRALIA.html

Espécie de rã é reencontrada 30 anos após ser declarada extinta. Fiscal de pesca australiano encontrou anfíbio por acaso. Colônia da ‘Litoria castanea’ tinha cerca de 100 indivíduos.

a reportagem completa no site: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1515554-5603,00-ESPECIE+DE+RA+E+REENCONTRADA+ANOS+APOS+SER+DECLARADA+EXTINTA.html

Vale a pena ler!!!


Texto recebido por email pela Christine Strussmann. Muito bom LEAIM



Divertido, sensível e contundente!!
Vale a pena ler!


*NÓS QUE AMAMOS AS PERERECAS*

*POR RIBAMAR BESSA*

<http://1.bp.blogspot.com/_QLpEuns8fn4/Ssi02tfQYnI/AAAAAAAAFVc/Y4JOLBCSCqA/s1600-h/ribamar.jpg>Escrevo
de Rio Branco. Vim ministrar a conferência de abertura do seminário “A
Historiografia Amazônica em Debate”, organizado pelo Grupo de Pesquisa Gaia
da Universidade Federal do Acre (UFAC). Aqui tenho uma penca de ex-alunos.
Alguns são índios: Isaac Ashaninka, Norberto Kaxinawá, Adaizo Yawanawá.
Outros não. É o caso do atual governador do Acre Binho Marques (PT) e da
senadora Marina Silva (PV-AC). Dei aula para ambos, em 1986, na
Pós-graduação de História Social e Econômica da Amazônia.
- Qual dos dois foi melhor aluno? - me pergunta o entrevistador Alan Rick,
num programa local da TV Gazeta.
Demoro a responder. Estou desconcentrado. É que não consigo desviar os olhos
do topete dele. Os fios de seus cabelos penteados para trás guardam
distância simétrica um do outro e estão cimentados por um irremovível laquê,
que nenhum tufão consegue despentear. Mistura de Elvis Presley com Silvio
Santos. Enquanto penso que essa tribo da televisão é bizarra, a entrevista
prossegue.
- Você vota na Marina para presidente da República? - ele quer saber.
Lembrei, então, que um amigo, antropólogo de São Paulo, me fez a mesma
pergunta, só que conjugando um novo verbo:
- Você “marinou”?.
Na realidade, “marinei”. Por isso, toma cuidado com o que eu escrevo, leitor
(a). Esse que vos fala não é um locutor “imparcial”, mas alguém que vestiu a
camisa “Marina presidente”. Por quê? Ora, por causa das pererecas.
*Motel de perereca*
Lá, no Rio, em 1965, os biólogos localizaram a *Physalaemus soaresi *- uma
perereca de 2 cm que não existe em nenhum outro lugar do Planeta, só no
brejo da reserva da Floresta Nacional, próximo à rodovia Presidente Dutra.
Acontece que máquinas gigantescas, tratores, caminhões e escavadeiras
invadiram o brejo para construir o Arco Metropolitano, uma obra do Programa
de Aceleração do Crescimento (PAC), orçada em R$ 1 bilhão.
O Arco, que vai permitir chegar ao Porto de Itaguaí através de 80 km de
asfalto, ameaça extinguir essa espécie rara da família *Leptodactylidae*,
uma família humilde, mas honrada, que está para o mundo dos batráquios,
assim como a família Silva está para os brasileiros. Os operários da obra
deram-lhe o nome de “Norminha”, personagem fogosa da Dira Paes na telenovela
“Caminho das Índias”. Norminha Leptodactylidae.
- Se não parar a obra, a família inteirinha desaparece do mapa - alertaram
os administradores da floresta.
Mas os engenheiros da Secretaria Estadual de Obras retrucaram:
- Então, leva a perereca pra outro lugar, porque o PAC não pode parar.
O vice-governador do Rio, Luiz Pezão, ironizou com uma provocação boçalóide:

- Se é para não atrapalhar o namoro de perereca, então vamos fechar toda a
via Dutra.
Foi quando entrou em campo Carlos Minc, o cupido das pererecas, que
discordou. Na qualidade de ministro do Meio Ambiente, propôs a construção de
uma espécie de motel, onde elas possam se reproduzir, o que desagradou a
gregos e baianos. Uns acham que a proposta do Minc - erguer um muro com
placas de metal separando o brejo do canteiro de obras - não é bem um motel,
mas um “pererecaduto”, nocivo aos batráquios. Outros crêem que não vale a
pena encarecer o custo da obra por motivo que consideram fútil.
A situação se complicou ainda mais, quando o biólogo Sérgio Potsch,
responsável pelo laboratório de répteis e anfíbios da UFRJ e especialista em
girinos, informou que o brejo abriga uma espécie rara de peixe - o *Notholebias
Minimus* - que também não existe em nenhum outro lugar do mundo. O certo é
que a obra do Arco Metropolitano foi paralisada, enquanto os técnicos
discutem o que fazer.
*O cu da formiga*
Eis o que eu queria dizer: se não houvesse a possível candidatura de Marina
da Silva, o discurso dominante seria o de Lula da Silva e “Norminha” já
estaria mortinha da silva. Que discurso é esse? Meses atrás, Lula debochou
de uma perereca gaúcha, responsabilizando- a pelo atraso em mais de meio ano
na construção de um viaduto da BR-101. Fez discurso similar em relação ao
bagre, que pode ser prejudicado pela hidrelétrica do Rio Madeira. Agora, o
papo mudou.
Bastou a presença da Marina no cenário político nacional para obrigar os
demais candidatos e os poderes públicos a incorporarem as questões de
sustentabilidade ambiental em seus discursos. Marina está convicta de que as
necessidades da atual geração podem ser satisfeitas sem sacrificar as
gerações futuras, sem saqueio ou predação. Isso é sustentabilidade.
É muita burrice eliminar uma espécie animal ou vegetal em troca de uma
estrada ou de uma hidrelétrica, porque existem técnicas e saberes
diversificados para construir obras, mas até hoje não foi inventada uma
forma de recriar uma espécie que desapareceu. O grande problema ambiental é
esse: a ignorância e a desinformação e não o desmatamento, a queimada, as
estradas, que já são frutos da boçalidade.
Tem gente que acha um absurdo que uma “pererequinha de merda”, de 2cm,
atrase uma obra de R$ 1 bilhão. Mas o poeta Manoel de Barros tem razão
quando diz que “o cu de uma formiga é muito mais importante do que uma Usina
Nuclear”, e que não precisou ler os teólogos e os sábios para chegar a Deus.
“As formigas me mostraram Ele”, escreveu o poeta, doutor em formigologia.
Para a vida verdadeira, o cu da formiga, a cabeça do bagre e a perereca são
tão imprescindíveis quanto uma estrada.
Não importa o que Marina pensa sobre o aborto, nem suas convicções
religiosas sobre a criação do mundo. O que importa é que, por causa dela,
dona Dilma, seu Serra, seu Ciro e qualquer outro candidato vão ser obrigados
a discutir seriamente a questão ambiental e a sustentabilidade. Marina sabe
que estradas e hidrelétricas são necessárias, mas podem ser construídas sem
destruir o planeta. Acena poeticamente para a utopia e mostra que o valor
das coisas depende da capacidade que temos de nos encantar por elas.
Marina me representa, hoje, tão visceralmente quanto o Lula em eleições
passadas. Simboliza a inteligência, a sensibilidade, o compromisso com os
indefesos, os fracos, os pequenos, o planeta, a *mama pacha*. Por isso,
marinei. Ela terá militantes entusiasmados ao seu lado, porque é capaz de
empolgá-los, coisa que duvido dona Dilma fará. De-u-du-vê-i- vi-de-o-dó
macaxeira mocotó! Foi mais ou menos isso que disse ao jornalista Altino
Machado, caminhando ontem com ele pelas ruas de Rio Branco. Nós todos, que
amamos as pererecas e a vida, marinamos.
<http://1.bp.blogspot.com/_QLpEuns8fn4/Ssggi5F34zI/AAAAAAAAFVU/yeOXYEUWu54/s1600-h/bessa3.jpg>

*♦** O professor Ribamar Bessa coordena o Programa de Estudos dos Povos
Indígenas (UERJ), pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Memória Social
(UNIRIO) e edita o site-blog Taqui Pra
Ti<http://www.taquiprati.com.br/home/index.php>.
*
Publicado por ALTINO MACHADO

------------------------------